Ludificação: criatividade, jogos e aprendizagem!

Você sabe o que é Ludificação?

Ludificar é verbo de ação. Ludificar tem a ver com surpreender e engajar. Ludificar tem a ver com aprender e ensinar. Ludificar tem a ver com investigar novos formatos. Ludificar tem a ver com propor novas formas de interagir e reagir. Ludificar tem a ver com cativar novos e velhos públicos.

Pode-se entender a Ludificação, como o uso de técnicas de game design que utilizam mecânicas e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados a jogos, como por exemplo, processos de treinamento, desenvolvimento e marketing.

“Ludus” vem do latim e significa brincar, jogar, exercitar. Desse termo derivam expressões como “lúdico”, “ludicidade” e “ludificação”. Gostamos tanto dessa ideia aplicada a projetos que ela deu nome à nossa empresa: LUDO Thinking, significa “pensamento de jogo” ou “pensar a partir de jogos”.

Vale lembrar, que ludificação é sinônimo das expressões: “gamification”, “gamificação”, “game thinking”.

Vamos sacudir os treinamentos? Vamos inovar nos processos de desenvolvimento? Vamos nos conectar através da emoção? Vamos jogar? Vamos compartilhar, desengavetar projetos, dar asas à imaginação? Vem com a gente, acreditamos que todos podemos ser “creative thinkers”.

Você chegou até este conteúdo via QR Code da revista do CEARH 2019? Gostou da experiência com o Pixel Wall? Conheça mais sobre ela aqui. Ela pode se tornar uma experiência colaborativa para sua equipe!

Deixe um comentário