Como encontrar e escolher soluções para Integração de Novos Cooperados?

Vamos destacar três pontos que fazem a diferença na entrega dos resultados e sucesso de uma gamificação:

1 – É importante apostar em metodologias testadas.
Investigue quais serão as metodologias utilizadas, como elas já foram aplicadas, e quais os resultados já obtidos por meio dela! Por exemplo, aqui na LUDO Thinking, estudamos muito sobre neurociência aplicada à aprendizagem de adultos e aplicamos esses conhecimentos a tecnologias emergentes como realidade aumentada, ferramentas mobile e jogos de tabuleiro modernos para compor nossos projetos. Nos projetos desenvolvidos, equilibramos os estímulos necessários para dar base ao processo de aprendizagem dos participantes dos nossos treinamentos.

2 – Comece pelo “por quê”.
Como qualquer outra estratégia empresarial, a gamificação precisa ser planejada, desenvolvida e implantada de acordo com objetivos da organização. Mas parte fundamental da estratégia é que ela atenda o perfil de engajamento do público alvo – vamos falar disso abaixo. Games corporativos existem para melhorar resultados, portanto, você precisar ter
clareza sobre qual o nível de performance ou o “gap” que se pretende abordar com a gamificação. Esses gargalos podem ser algo como:

– O nível de envolvimento dos médicos com o modelo cooperativista;
– O cumprimento de procedimentos operacionais da ANS e da própria cooperativa;
– O engajamento no trabalho para entregar o melhor resultado;
– A entrega da melhor experiência para o cliente com foco na sustentabilidade da cooperativa;
– Entre muitos outros…

3 – Entenda seu público.
Entenda quem serão os jogadores do seu game, como seus esforços podem ser empregados para resolver problemas organizacionais, quais de seus comportamentos precisam ser alterados etc. Precisamos desenhar a persona do seu público alvo, entendendo as necessidades, motivações, desejos, expectativas e comportamentos, que ajudarão na escolha da melhor estratégia para atingir os resultados esperados.

Nós da LUDO já mergulhamos no universo dos médicos na relação com a cooperativa e clientes, já conhecemos bem essas necessidades.

4 – Avalie se você precisa de uma solução pronta ou customizada.
É preciso a fundo e entender qual o grau de customização seu treinamento necessita. Games prontos e games feitos sob medida possuem vantagens diferentes!

Aqui na LUDO Thinking nós acreditamos muito que para aprender é preciso se emocionar, estamos prontos para te ajudar a “destravar” um novo nível nas suas práticas de treinamento corporativo e de integração de novos colaboradores. Vem com a gente!

Pílula de entusiasmo: Para te inspirar e entender mais sobre essa afirmação de que “para aprender é preciso se emocionar” veja esse vídeo curtinho produzido pela Casa do Saber: https://www.youtube.com/watch?v=m6Wx02f9aPk

Deixe um comentário