O que está por trás do processo criação de um Jogo Indie mobile? Neste caso, o Hue Squadron

Aqui na LUDO Thinking a gente ama tanto a produção de jogos que nas horas vagas a gente desenvolve jogos de entretenimento para celular, e por isso vamos contar aqui um pouquinho sobre nosso desenvolvimento atual.

A produção de um jogo digital, seja mobile, console ou PC, envolve diversas etapas, um exemplo de definição de etapas descrito por Arthur Bobany no livro “Video Game Arte” é:

Fase conceitual, Protótipo, Pré-produção, Produção, Finalização e controle de qualidade, Distribuição e marketing.

A arte do jogo Hue Squadron foi sofrendo alterações durante essas etapas, e aqui seguem exemplos de como a arte foi evoluindo.

Durante a fase conceitual do jogo, nasceram rabiscos das naves e rabiscos dos inimigos.

Primeiro desenho de ideias do jogo

Primeiro desenho de inimigos do jogo

Esses rabiscos foram vetorizados para produção de um protótipo e começou-se um estudo de interface e fluxo de tela que ficou com essa aparência.

Protótipo

 

Primeira versão do fluxo de tela

Nesse período se pensou também na paleta de cor do jogo e fonte. Definição da paleta de cor do jogo

Primeira ideia de background para o jogo

Com o protótipo pudemos ver que algumas decisões foram boas e estavam funcionando, e outras não, e começamos então a trabalhar nas melhorias das coisas que não funcionaram e na criação de novas funcionalidades como novos power-ups e definições de Logotipo para o jogo e melhorias nas telas e na arte in-game.

Um aspecto importante na produção de um jogo são os testes e melhorias baseadas nesses testes, é a chamada iteração. Após alguns ciclos de melhorias e testes, resolvemos colocar uma versão Beta na googleplay store para teste aberto. Essa etapa é muito importante, pois nesse momento se tem o jogo testado em diferentes aparelhos e por pessoas diferentes das pessoas da equipe. E aí surgem os bugs, a necessidade de um help e tutorial. Feedbacks muito interessantes são recebidos nessa etapa. É nessa hora que os detalhes vão sendo incrementados, as partículas melhoradas, os efeitos sonoros e a trilha também já vão sendo ouvidos e o jogo vai tomando uma forma final.

Produção do help

Hoje o jogo em sua versão Beta aberto para testes está assim:

Agora ainda temos um grande caminho pela frente com melhorias para o Hue Squadron Mas já deu p ver o quanto mudou, né? Pensamos sempre na frase da ilustre Dory: Continue a nadar… continue a nadar…

Falamos aqui um pouco do processo de desenvolvimento da arte do Hue Squadron, gostaria de saber um pouco mais sobre alguma parte da produção? Fale com a gente!

Deixe um comentário