Review III Concefor

No ano de 2016, nos dias 12 e 13 de agosto aconteceu em vitória o III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, focado em promover um encontro entre pesquisadores, alunos e profissionais de todo o país interessados na temática “Metodologias inovadoras em educação para o século XXI”.

Fabiano de Paula, que participou como colaborador, destaca a Palestra de Jose Manuel Moran, “Metodologias Inovadoras em Educação, hoje”, que abordou a utilização das novas tecnologias como realidade aumentada e a utilização de internet em sala de aula, apresentando o conceito de educação hibrida.

Fabiano-IIIConcefor

Educação Hibrida é um blended (mistura) da Educação Presencial e Educação a Distância. Nessa prática a aula reúne recursos expositivos de interação presencial e a utilização de recursos de EaD. Alguns exemplos são internet, ambientes virtuais e aplicativos.

A maior vantagem para o aluno é que não perde o valioso contato com o professor e poder usufruir os recursos tecnológicos, portanto as salas de aula vão estar cada vez mais abertas para o uso de smartphones, tablets e notebooks. O educador do futuro saberá utilizar a tecnologia como aliada na sala de aula, se apropriando de aplicativos de smartphone para criar novas dinâmicas em sala, um exemplo é o Pokemon Go.

O evento possibilitou a troca de informações e experiências entre os participantes por meio de Grupos de Trabalhos, nos quais foi possível debater temas relativos a Formação de Professores e Educação a Distância.

Deixe um comentário